21 de maio de 2015

Black Pur ( à l’avenir! )



Vamos começar pelo fim, à boa maneira do Brás Cubas, do Machado de Assis (ainda que sem dedicar alguma coisa aos vermes): a crise aguçou a qualidade da Quinta do Portal e aqui estou eu, de regresso da Livraria Lello, para exigir a vossa concordância com o que vai ser dito.

O portfólio desta muito minha preferida quinta do Douro (aqui a objectividade é completamente subjectiva, tenham paciência) acaba de ser alargada com o novo e imperial tinto de "influência" francesa: Black Pur.

O dito esteve escondido no magnífico armazém da Quinta do Portal, desenhado por Siza Vieira, o tal que guarda brancos a preços muito interessantes e tintos de elegância e frescura de que já aqui falamos, além de Grande Reservas, que quanto mais tempo na garrafa melhor - caso impressionante: o Auru, o topo de gama da casa, cuja única má noticia é só mesmo preço (cerca de 80 euros).

Mas hoje não é de portfólio "regular" que se fala. Chegamos ao Black Pur (ou ele chegou até nós?) pela bem colocada e melhor disposta voz de um jovem poeta que importa dar de beber: Renato Filipe Cardoso. Ele pintou a apresentação do vinho com as coisas da vida moderna de Baudelaire, anónimos de bons vinhos e com o bom ortónimo (ainda sem pseudónimos, acho); quase ofuscou as uvas, que maldade!

Mas voltando ao grande desafio, exigia-se a resposta a isto: é possível juntar duas castas como a Cabernet Sauvignon (30%) - de muita duvidosa reputação - e a bonita Malbec (70%)? Não vos farei perder mais tempo. Da Quinta da Abelheira, em Favaios, uma das várias propriedades da empresa e com um rótulo indiscutivelmente imperial, este Black Pur responde que sim.

A sua cor negro violeta não engana sobre o acerto total e o aroma de frutos maduros e pretos também não esconde o que vem ai: um final guloso e muito fresco. E é aqui que vos digo que o desafio está ganho. Para lá da estrutura equilibrada e do elegante volume na boca, temos isto: uma bela frescura aromática final. O grande trunfo! Saúde!

***
A produção é pequena e o vinho só estará à venda na quinta e em garrafeiras. Preço PVP: 30 euros. Produtor: Quinta do Portal.


2 comentários:

  1. Mais um excelente vinho que saiu das mãos do Paulo Coutinho.
    Este Black Pur - Qtª do Portal é negro, muito black.
    Parabéns à Quinta do Portal.

    ResponderEliminar