21 de maio de 2015

Azeite Oliveira Ramos Premium Virgem Extra


Se a dieta mediterrânea é "pão, azeite e vinho",  já só fica a falta falar, aqui, de pão (o que não deve tardar). Hoje fala-se de azeite, mas daqueles que nos fazem preferir pecar por exigência que pecar por comodismo.

As azeitonas, ainda pouco maduras, dizem-nos, são colhidas manualmente para oferecer este azeite complexo, fresco, equilibrado e suave. Impossível não ficar deleitado com o sabor a verde folha de oliveira, casca de banana verde e... erva. 

O entusiasmo da recepção não é "local", pois tem recolhido aclamações do público e da crítica especializada. Se não confiam muito em mim (e aconselho seriamente a manterem essa distancia prudente) há que saber que Azeite Oliveira Ramos Premium Virgem Extra acaba de ser distinguido na FIAPE - Feira Internacional de Agropecuária e Artesanato de Estremoz, tendo ficado em 1º lugar no Concurso Regional de Azeites FIAPE 2015, com Medalha de Ouro Prestigio, entre azeites do concelho de Estremoz, Arraiolos, Borba, Fronteira, Redondo e Sousel. O prémio não é nada exagerado, nada.

Classificação: Azeite Virgem Extra Cultivares: Galega, Cobrançosa e Picual Região: Alentejo - Estremoz Tipo de solo: Xisto em adiantado estado de metamorfização Colheita: Manual com as azeitonas ainda no estádio de maturação levadas ao lagar para extracção dos azeites a partir de frutos frescos, sãos e íntegros. Extracção: Por centrifugação de duas fases, totalmente automatizada, com controlo rigoroso das temperaturas e da higiene das instalações, equipamentos e pessoal o que permite ao azeite manter todos os odores e sabores com que a mãe Natureza o dotou. Conservação: Até ao momento do engarrafamento, em depósitos de aço inoxidável, com gás inerte, em ambiente de temperatura controlada e ao abrigo da luz, o que permite preservar e melhorar os seus aromas originais. Análise química:Acidez (% ácido oleico) / 0,2Índice de peróxido (meq O2/kg) / 8K232 / 1,75K270 / 0,14∆K / - 0,00Ceras (mg/kg) / 54.7 Produtor: João Portugal Ramos PVP: 15€

Sem comentários:

Enviar um comentário