27 de setembro de 2012

Explicit




"tropecei" neste vinho numa das minhas habituais idas ao Corte Inglês Gourmet. e em boa hora. Explicit significa, no latim medieval, algo que acabara de ser desvendado e diz tudo sobre o que vou escrever.

fiquei a saber o Monte do Mata Mouros é uma pequena exploração agrícola familiar, implantada na encosta Sul de de uma colina no vale da Ribeira de Tera, na freguesia da Glória em Estremoz, Alentejo. a Sociedade Jorge Rosa Santos e Filhos Lda, é a empresa que gere desde 2001 esta exploração agrícola. a forte vocação adormecida para o vinho despertou com a actual geração, abraçando áreas complementares das ciências agrárias como a engenharia agronómica, a viticultura, a enologia e a engenharia alimentar.

deste "pequeno projecto" que pretende afirmar-se como referência no panorama da viticultura e enologia portuguesas, trouxe o tinto 2009 e o Branco 2011.

vamos às provas:

primeiro o tinto 2009. de cor rubi forte, na boca revelou-se um vinho jovem mas pleno de força e de personalidade. surpreende por não ter as habituais características que reconhecemos aos vinhos do Alentejo (de que a  mistura de Syrah e Alicante Bouschet é um dos exemplos). uma surpresa consensual no jantar onde o servi (o que também diz muito). Preço: 10,00

do branco 2011 apenas se produziram três mil e poucas garrafas. o mosto fermentou em barrica nova e terão um surpresa porque, tal como o tinto, afasta-se do que é tradicional. é sedutor, é fresco e com pouco aroma de madeira. fica o senão do preço talvez muito elevado quando comprado com outros de igual valia. Preço: 12,00€.

Sem comentários:

Enviar um comentário