22 de novembro de 2012

os BOYS levam o Douro ao mundo


Projecto Douro Boys
Promotores Quinta do Vallado, Nieport, Quinta do Crasto, Quinta do Vale D. Maria, Quinta do Vale Meão, em parceria com a AICEP - Portugal Global (Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal)
Prémio Apoio à Internacionalização das empresas

os "Douro Boys" pertencem a uma geração de enólogos que assumiu a gestão das quintas das famílias e que assentou a sua estratégia de internacionalização na partilha de conhecimentos. Objectivo: elevar a qualidade dos vinhos e coordenar um plano de "marketing" conjunto a nível internacional. dificuldades: pequena dimensão das quintas (um volume de negócios inferior a um milhão de euros em 2002) e a concorrência do vinho do Porto ("Tivemos uma grande dificuldade em colocar os vinhos de mesa do Douro no mercado, porque a região tinha sido celebrizada quase inteiramente pelo vinho do Porto.")

as dificuldades foram superadas com uma estratégia assente em três pilares:
o "terroir" (área destinada à produção vitícola) que dá origem a cada um dos vinhos,
o historial de críticas internacionais que cada produtor recolheu, a associação ao Douro como "melhor região vinícola de Portugal"
e o apoio da AICEP - Portugal Global (Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal).

os resultados apontam para crescimentos superiores a 100% nas vendas globais e nas exportações. as primeiras passaram de 6,7 para 17 milhões de euros, aumentando 157%. as exportações cresceram 134%.
(foto: Jorge Roquette | a Douro Boys resultou numa subida das vendas e das exportações de vinho)


Sem comentários:

Enviar um comentário