18 de março de 2012

maquia 2009 tinto


ontem, aqui em casa, só eu senti uma pequena desilusão. convidados educados? 

decidi experimentar este maquia 2009 tinto, néctar proveniente do projecto de Álvaro Martinho, com enologia de Dirk Niepoort/Luís Seabra. de vinhas velhas, povoadas de inúmeras castas, esta é a segunda edição do vinho (o primeiro foi o de 2008).
as uvas foram desengaçadas sem esmagamento e a fermentação decorreu em cubas de inox com muito pouca extracção. seguiram-se 18 meses em barricas usadas de 500 litros. ou seja, expectativas no tecto. vamos, então, ao que interessa.

aroma: cativante. nota-se a típica fruta madura douriense mas em dose apenas q.b. na boca é volumoso, mas com notas de pimenta e chocolate que não me convenceram. notei alguma acidez que não esperava, mas principalmente uns taninos nada delicados (o que se exigi-a).

mas porque toda esta gente merece muito respeito, e uma vez que este vinho é complexo (o que se nota na boca), talvez seja recomendável guardar a outra garrafa para uma segunda prova. mas...para o ano. só espero é que a rolha não seja empecilho (não me pareceu nas melhores condições). como se diz que ela é a nota mental que acompanha a sensação de qualidade esta estrutura deixa outra ideia, não?



Região: Douro DOC
Castas: Vinhas Velhas
Produtor: Niepoort Vinhas SA
Preço: 13,00€
Álcool: 14%
Enólogo: Dirk Niepoort e Luís Seabra
(sem ficha técnica disponível)

9 comentários:

  1. Excelente post,PA!Qto ao vinho não sei, nunca provei...mas devo dizer que pelo perfil(pouca extracção e elevada acidez) e pelas notas de prova (choco/pimenta, pouca fruta)irias ficar ainda mais isolado!

    Abraço

    ResponderEliminar
  2. bem, vou dar ao DIRK uma segunda oportunidade.
    mas só volto ao tema daqui a uns meses valentes...;-)

    ResponderEliminar
  3. Eu provei e achei este 2009 muito guloso, por sinal até achei os taninos bem redondos e suaves ao contrário do 2008 que já conhecia e não me agradou tanto.
    Os meus parabéns ao Dirk Niepoort e ao Sr.Álvaro Martinho, presumo que deve ser o produtor, por mais este novo projecto cujo preço é muito apetecível. Foi um dos factores que me levou a adquirir o vinho.
    Infelizmente foi muito difícil encontrá-lo em Lisboa.

    Em relação a si e ao seu blog que apreciei muito envio os meus cumprimentos.

    ResponderEliminar
  4. Obrigado pelo feed-back.
    é de facto MUITO feio não dizer muito bem de qualquer vinho em que o Dirk Niepoort aposte.
    lamento mas este não me convenceu ainda que reconheça que para o preço é sempre uma boa escolha.
    aposto, porém, na sua complexidade para o deixar a estagiar mais uns meses na garrafa ;-)
    Cumprimentos.

    ResponderEliminar
  5. Bom dia,
    Se ainda tiver uma garrafa de 2009 pode provar agora, bebi há dias e estava excelente, gostei muito, bem mais redondo do que o 2008 que não gostei tanto. Tive a oportunidade de provar já o 2010, já está pronto a beber.
    Abraço
    Salvador
    maniadovinho.blogspot.com

    ResponderEliminar
  6. Caro Paulo, a rolha do Maquia não é grande coisa mas não é definitivamente a da sua foto que ostenta o nome das Caves Velhas :) Abraço e muitos parabéns pelo seu blog!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. não? admito alguma troca involuntária que a esta distancia...
      peço desculpa pelo erro (se é) mas tomei na altura nota de algum defeito da rolha, sim.

      obrigado pelas suas palavras.

      Eliminar
  7. Obrigado Paulo Alves pelos comentários...vinhos perfeitos não existem, nem gosto de facto.Dizer sempre bem...nem sempre é bem! Por vezes temos de dar algum tempo ao vinho, aliás andamos a beber os vinhos cedo demais (acho eu!) obg mais uma vez pelos seus comentários. Álvaro Martinho

    ResponderEliminar