22 de fevereiro de 2012

as minhas (boas) provas na Essência


foi um fim-de-semana solarengo e com visitas de luxo cá em casa, pelo que só pude despender uma tarde (a de sábado) para ir à Essência do Vinho. nas melhores surpresas foi assim:



Herdade dos Grous: 23 Barricas 2009

a primeira paragem foi (por sorte) neste complexo vinho de 23 barricas.
exuberante no nariz identificam-se facilmente frutos vermelhos e alguma madeira. a cor rubi mostra toda a realeza e na boca é impossível não sentir a sua frescura. taninos macios. um final persistente e longo, como o seu perfil encorpado anunciava. (fiquei contente até porque os Grous que andam por esses restaurantes são, vá lá, irrecomendáveis). o preço parece-me interessante se o que se pretende é não falhar.


Região: Regional Alentejo
Castas: Syrah e Touriga Nacional
Produtor: Herdade dos Grous
Preço: 25, 90€
Álcool: 14%
Enólogo: Luís Duarte
(ficha técnica)



Quinta dos Avidagos Grande Reserva 2008

não o conhecia, mas o meu amigo Mário Silva obrigou-me a ir ter com o enólogo provar. 
e fez muito bem, claro. fiquei espantado pelo final muito longo. aroma a frutos maduros e ameixa. nariz exuberante e espanto de cor: vermelho poderoso. experimentei (mas vinha de provar um moscatel...)  notas ásperas de início pelo que, felizmente, vou ser obrigado a repetir. os 15,8% de álcool estão bem disfarçados... 

Região: DOC Douro
Castas: Touriga Nacional 75 % , Vinhas Velhas 25 % ( Tinta Amarela , Tinta Roriz , Tinta Barroca , Touriga Franc , Tinta Carvalha, Rufete e Grand Noir ) .
ProdutorQuinta dos Avidagos
Preço: 33€
Álcool: 15,8%
Enólogo: Rui Cunha
(ficha técnica)



José Maria da Fonseca - Moscatel Armagnac Coleção Privada

e, agora, pára tudo. para alguém que nunca apreciou grandemente o Moscatel entrei quase em transe. misturado com armagnac este moscatel ganha uma elegância e delicadeza formidáveis. o nariz é doce com os aromas a chocolate, mel e laranja. mas preparem-se para o final: muito longo e cheio de frescura. surpreendente e muito...esgotado. já tenho duas encomendadas no Corte Inglês de VNGaia...

Região: DOC Moscatel de Setúbal
Castas: Moscatel de Setúbal
Preço: 23€
Álcool: 17,4%
Enólogo: José Maria da Fonseca
(ficha técnica)



Castelo D´Alba - Vinhas Velhas

é muito natural que eu não perceba nada de vinhos (o que eu demorei a chegar à VDS, onde está o meu amigo Rui Pinto, imagine-se). foi uma prova completa da "gama" mas retive este branco. com uma bonita cor presente-se logo o aroma a casca de laranja e frutos exóticos. fiquei maravilhado com o equilíbrio na boca e com a nota levemente mineral. a acidez, que me enerva sempre muito, aqui, até parece essencial. (uma última nota para os preços de todos os vinhos: não sei se na relação preço-qualidade haverá melhor produtor). belo exemplar do Douro Superior. (desculpa o atraso, Rui!)

Região: DOC Douro
Castas: Códega de Larinho
Produtor: VDS
Preço: 11€ 
Álcool: 14%
Enólogo: Rui Roboredo Madeira
(ficha técnica)

3 comentários:

  1. Muito bom. Faltou-te o Pinot Noir da NIepoort

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. nao sei. fiquei com a impressão que para vinho de +60 euros já devia estar no ponto. bons frutos maduros mas algo verde e curto. admito que precise de mais tempo na garrafeira mas nao arriscaria a compra por esse preço.

      Eliminar
  2. Hum...o Pinot da Niepoort anda cá mais por baixo, 25/30 euros...Mas tb não achei nada de especial!e achei que tinha um bocadinho de breta (e desta vez não fui o único), para além do ponto em que confere complexidade. O 23 barricas é um dos meus vinhos preferidos, desde que o descobri na essência de 2010!

    ResponderEliminar