29 de abril de 2013

quais os vinhos ideais para acompanhar queijos?


Vinhos e Queijos, embora produtos de origem e características totalmente diferenciadas guardam certas semelhanças em seus processos produtivos: ambos são obtidos por processos de fermentação e também os queijos, como os vinhos, podem ser submetidos a processos de amadurecimento ou envelhecimento.

nos vinhos analisamos informações como estrutura, teor alcoólico, acidez, grau de envelhecimento. nos queijos, o amadurecimento, aromas e texturas, teores de gordura e sal. é a partir desses elementos, que podemos sugerir as harmonizações mais adequadas.

uma dica: na montagem de uma mesa de queijos, sempre organizar com queijos de diversos grupos: frescos, macios ou pastosos, semiduros, duros e azuis.

primeiro é bom saber que não há regras exatas para uma boa harmonização, pois isso depende também do gosto pessoal, do quanto se quer gastar, etc.

mas podem esquecer é o provolone, pois o sabor forte e defumado deixará qualquer vinho com essa sensação, atrapalhando a degustação de todos os queijos seguintes.

o parmesão e o grana padano são queijos potentes e picantes. a companhia ideal é um tinto mais encorpado, os quais também acompanham bem os queijos pecorino, gruyère e gouda.

queijos macios e cremosos, como brie e camembert vão bem com vinhos brancos por conta da acidez. um chardonnay com madeira ou se quiser tentar um tinto, prefira os menos tânicos para que a adstringência do vinho não seja realçada pelo queijo. um pinot noir sem passagem por madeira poderá ser boa companhia.

para o roquefort, que é “riscado” por um fungo e tem sabor pronunciado, não acho nada mal um vinho de sobremesa branco, porque o doce irá equilibrar a agressividade e o salgado do queijo. uma colheita tardia, por exemplo.

para o gorgonzola, queijo azul de sabor intenso, também um vinho com sabores adocicados será interessante, como um Porto ou, se quiser arriscar mais, um sauvignon blanc com boa acidez .

Queijos frescos, como muçarela de búfala e mascarpone vão bem se acompanhados por brancos mais ligeiros.

Sem comentários:

Enviar um comentário