17 de setembro de 2012

Bétula branco 2011




há coisas que nos "vinhos" fazem a diferença e até vêm antes das uvas. para mim o mais importante será sempre "o interesse do produtor". este pode passar por muitas formas mas uma delas é o não temer de ir ao encontro do consumidor. o contacto da produtora Catarina Montenegro com este blogue revelou isso mesmo e o que está por detrás: uma vontade genuína de que outros acreditem, como ela, neste seu vinho de mistura de castas pouco "comuns" para a sua região: a Quinta do Torgal fica no Douro, na freguesia de Barrô, pelo que é muito vizinha dos vinhos verdes...

explicando melhor, este vinho oferece a vinificação das castas Viogner (50%) fermentada em madeira de forma a contribuir com um "maior corpo" e Sauvignon Blanc (50%), em inox (certamente para preservar os aromas característicos da casta).

aberto deixa logo perceber uma bonita cor e brilho cítricos. soltam-se boas notas de minerais  e um muito ligeiro aroma a baunilha. boa acidez. 

a terminar, um final que a complexidade de sabores, que progressivamente se vão revelando, merecia ser um pouco mais prolongado mas que não falha na sua extraordinária frescura.


Região: Vinho Regional Duriense
Castas: Viognier (50%), Sauvignon Blanc (50%).
Produtor: Catarina Montenegro (Quinta do Torgal)
Álcool: 12,5%
Preço Aprox.: 12€
*amostra cedida pela produtora

Sem comentários:

Enviar um comentário