5 de março de 2014

Auro Tinto 2009



o merecido castigo por faltar à edição deste ano da Essência do Vinho foi este: regaram-me com um extraordinário AURU 2009, em futebolês, o ponta de lança da Quinta da Portal.

a complexidade multissensorial baralha quem quer perceber o que está a acontecer mas percebe-se, pelo menos, isto: complexidade, elegância, densidade e taninos maciços e possantes. de cor impetrante, com aromas de fruta madura de qualidade, na boca impõe respeito e sendo ainda jovem (e a propósito, cada vez gosto mais da Touriga Franca...), pela harmonia que evidencia, é fácil a aposta na capacidade de envelhecimento. o uso de diferentes variedades para a obtenção destes vinhos - aqui  temos Touriga Nacional (65%), Tinta Roriz (30%) e Touriga Franca (5%) -, aliado a 14 meses de estágio em cascos novos de Carvalho Francês, potencia isso mesmo. podendo já ser aberta, e ainda bem que o foi (pois até não era minha...) promete muito mais daqui a algum tempo.  

já agora, este vinho não se faz sempre. o AURU foi concebido em 2001 para celebrar os 10 anos da nova era da Quinta do Portal e na galeria das colheitas temos somente o de 2001 ( feito da nobreza das castas Touriga Nacional e Tinta Roriz), 2003 (das castas Touriga Nacional (58%) e Tinta Roriz (42%) ) e 2007 (Touriga Nacional (65%), Tinta Roriz (30%) e Touriga Franca (5%).  

obrigado pelo castigo!

Região: DOC Douro
CastasTouriga Nacional (65%), Tinta Roriz (30%) e Touriga Franca (5%)
ProdutorQuinta do Portal
Preço: 75€ 
Álcool: 14,4%
Enólogo: Paulo Coutinho

1 comentário:

  1. Sorte a sua, Caro Paulo.
    Tenho muita curiosidade deste vinho tão gabado mas o preço afasta-me. 30€ para qualquer vinho é aliás a minha barreira.
    Parabéns pelo blog (bem humorado).
    Angelo Sousa

    ResponderEliminar