7 de janeiro de 2014

acidez? boa salivação!


a acidez é um elemento estrutural do vinho muito pouco falado e interessante para o consumidor. 

ao lado do álcool e do tanino, a acidez é elemento crucial na estrutura do vinho, e quando se trata de unir vinho e comida, ela assume a postura de prima donna na relação, graças à sua propriedade de harmonizar com alimentos.

as glândulas salivares são estimuladas pela acidez e isso é importantíssimo porque a saliva deixa a boca pronta para receber os alimentos. por isso, é que quando nos servimos da comida e, logo em seguida, bebemos um vinho de boa acidez, fica uma sensação de “boca limpa”, com a salivação pedindo mais vinho e mais comida.

vários são os fatores que indicam se um vinho terá maior ou menor acidez, como o tipo de vinho (se branco, tinto ou espumante), a região onde foi produzido (regiões frias tendem a dar vinhos mais ácidos), a uva utilizada (um Sauvignon Blanc tende a ter mais acidez que um Chardonnay) e assim por diante.

nos vinhos tintos a história já é outra. a acidez também presente, embora outras características deles sejam mais observadas, como os taninos, a madeira e o álcool.

os pratos com maior acidez (ex. molhos) pedem tintos mais ácidos ( recordo que o Chianti é o recomendado para as massas italianas...). para o resto, um vinho com boa acidez chegará, menos moderada claro com carnes brancas e especialmente peixes pouco gordurosos.

então...boa salivação!

Sem comentários:

Enviar um comentário